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Walter Rodrigues aponta tendências para o varejo

29 de Junho de 2022



A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), realizou, no último dia 28 de junho, evento com o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do INSPIRAMAIS, Walter Rodrigues. O objetivo da iniciativa, que apresentou as tendências de moda Primavera-Verão 2023, foi apontar para o varejo os resultados da pesquisa Corpo, tornando suas compras mais assertivas. O encontro aconteceu de forma híbrida, na sede do Sebrae, em Novo Hamburgo/RS, e também foi transmitido ao vivo no Youtube. 

O estilista iniciou o evento ressaltando que os produtos que vão para o varejo iniciam sua construção por meio de uma minuciosa pesquisa de tendências que inicia, pelo menos, dois anos e meio antes. Segundo ele, a metodologia utilizada pelo Núcleo de Design e Pesquisa do INSPIRAMAIS é a pirâmide, que evolui a partir dos 10%, com o apontamento das tendências mais conceituais e inovadoras; para os 30%, com as tendências em consolidação e desenvolvimento no produto; e finaliza com as confirmações do mercado e a “massificação”, nos 60%. 

Etapas
Na primeira etapa da pesquisa, Rodrigues destaca que foi ressaltada a importância do corpo, unindo ciência, dança, diversidade e sustentabilidade. O resultado foram produtos anatômicos, confortáveis, que “sacramentalizam” o corpo humano. Também foram destacados os efeitos “destroyer”, remetendo ao conforto do “estar em casa”, ainda resquício do período mais agudo da pandemia de Covid-19. Nas cores, o destaque ficou para o Syrah, Cyan Blue e Dourado. 

A segunda fase da pesquisa apontou para a necessidade de propósito das marcas, com o aumento do engajamento nas questões sociais, ambientais e culturais. “O consumidor está cada vez mais atento às marcas, ao seu papel no mundo. Há alguns anos, você via as pessoas no mercado olhando rapidamente a validade dos produtos. Hoje, as pessoas estão lá, lendo ingredientes da composição. Elas estão mais preocupadas com o que consomem e isso vale também para a moda”, comenta Rodrigues. Nesta etapa, o destaque foram produtos fragmentados - com combinações “estranhas”, metalizados, animal print, influência dos esportes, o maximalismo (hipervisual), grafismos, e ancestralidade - a busca pela essência. Nas cores, destaques para Ceramic, Yellow Pear, Persian Violet, Hibiscus, Beetroot Purple, Peach Bloom, Pristine e Jolly Green. 

Na última etapa, da massificação, apareceram produtos que apontaram para a sinergia com as questões da sustentabilidade, remetendo também ao retorno às origens e aos conceitos mais místicos, uma busca por respostas diante das reflexões provocadas pela pandemia de Covid-19. Neste ponto, destaque para produtos com efeitos borrados - que remetem à busca por um caminho, por uma cura -, com muitas nervuras, bioprint, rugosidades e com referências à fantasia (amuletos). Na cartela de cores, destaques para Evening Primrose, Quiet Shade, Tigerlilly, Candle Light, Peach, Papaya, Blue Elixir, Nimbus Cloud, Celery Green, Illuminating, Nantucket Breeze e Umber. 

INSPIRAMAIS
Na próxima edição do INSPIRAMAIS, salão que lançará a moda em componentes e insumos para os setores de calçados, móveis, bijuterias e confecções no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS, nos dias 19 e 20 de julho, será apresentada a próxima pesquisa, que trouxe como tema principal a Terra. “A pesquisa levou em consideração o cuidado com o planeta Terra, as rupturas ocasionados pela pandemia de Covid-19 e as inovações que serão provenientes desse processo”, adianta Rodrigues, ressaltando que os materiais apresentados trarão, em suas concepções, os conceitos de biomimética (referências na natureza), simbiose (organismos antagônicos convivendo no mesmo espaço/produto) e metaverso (realidade simulada por meio da inovação computacional). 

As inscrições para o INSPIRAMAIS são gratuitas para profissionais da moda e podem ser realizadas no link . A realização do salão é da Assintecal, em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional. 
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