Pesquisa de inspirações norteia narrativas do Inspiramais, que destaca inovação e sustentabilidade para 2023_I

Estudo objetiva apoiar empresas
que queiram investir em inovação sustentável
A cada estação, dez
gestores de design que integram o Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais se
reúnem para construir um levantamento que traz, além do contexto global,
informações relevantes sobre comportamento e estilo de vida da sociedade na
atualidade. Essa investigação é a base para a criação de argumentos que buscam
responder a um questionamento norteador e estabelecer as premissas do que virá
a ser o tema da temporada do salão de moda Inspiramais, que será realizado nos
dias 25 e 26 de janeiro de 2022, no Centro de Eventos FIERGS, no formato phygital.
Assim foi o processo para a
criação do tema de 2023_I: Corpo. “Fazemos uma pergunta e todos trazem
propostas a partir de suas percepções. Cada um apresenta sua tese e, no dia seguinte, começamos a
desmembrar as ideias, tentando achar as palavras que vão propor caminhos para a
pesquisa de superfícies e
narrativa”, explica o
coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues. As
reuniões, que sempre foram presenciais, desde o início da pandemia, há quatro
estações, vêm sendo virtuais. A pesquisa de inspirações sempre traz insights
relacionados aos 10% destinados à inovação, conforme a metodologia da pirâmide.
Cada um dos gestores de
design tem uma área prioritária de interesse: couro, sustentabilidade, moda,
internet e diversidade. Os talentos se complementam e, juntos, definem o
conceito e as narrativas da temporada, que têm relação com estações anteriores. “Na repercussão da
pandemia, criamos Antídoto (2022_I),
um remédio para os desafios e as angústias, e projetamos isso em materiais, a
necessidade de higienização, de proteção. Depois, com Future Proof (2022_II) falamos da relevância, da construção do
propósito para ser lembrado no futuro”, explica Rodrigues.
De acordo com o coordenador
do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, o tema de 2023_I tem extrema
relevância no tempo em que estamos vivendo. “Corpo expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a
projetar esperança e vida”, observa. Rodrigues lembra que nunca se falou tanto
das questões de gênero com ativismo, de moda para pessoas com deficiência e se
discutiu sobre múltiplos corpos e envelhecimento. “É impossível não fazer essa
relação com o corpo, afinal, somos sobreviventes (à pandemia). O corpo é o protagonista nesse
momento, estamos mais atentos e preocupados, afinal sabemos de sua fragilidade,
como também sabemos do quanto ele é uma máquina perfeita, e genial", define.
Inovação e sustentabilidade
Inovação e sustentabilidade
sempre compuseram a pesquisa de inspirações. Nesta edição, os temas ganham
especial relevância, com um estudo específico para cada um deles. Produzido
pela gestora em design Julia
Webber, com o apoio de Rodrigo Cezário, ambos integrantes do Núcleo de Pesquisa e Design
do Inspiramais, o material é um guia para orientar as empresas que queiram
investir em inovação sustentável. “Quando falamos em sustentabilidade, é
possível adquirir um caráter bastante técnico. A pesquisa fala das técnicas,
dos processos e do impacto positivo de maneira acessível, com conceitos e
cases”, explica Julia.
No estudo, constam cinco
formas de trabalhar a inovação sustentável, a partir de escolhas de materiais
que criam menos impacto, da química verde – que elimina tóxicos e poluentes –,
da diminuição da pegada de carbono, entre outros. “Descrevemos todo o processo
e conseguimos entender quais os caminhos e a gestão de design para, realmente,
fazermos a inovação sustentável. Às vezes, está ao alcance das empresas e é
apenas uma questão de organizar processos”, acrescenta a gestora em design.
Julia lembra que,
atualmente, a moda recicla apenas 1% de tudo o que produz, mas já se percebe um
processo de mudança em curso. Na avaliação dela, a indústria de materiais vem
ganhando protagonismo por promover esse olhar sustentável. “O consumidor está
exigindo produtos mais sustentáveis. A moda está conectada com a nossa
identidade, nosso cotidiano, diz sobre quem nós somos. Estar em contato com a
moda é uma atividade prazerosa, que deve gerar uma sensação positiva”,
finaliza.
O Inspiramais
O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Conta com a parceria do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), das principais entidades setoriais do país: Abicalçados e ABVTEX, e realização por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals.
Para mais informações, entre em contato com Marketing da Assintecal:
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