Inspiramais digital recebeu 40 mil acessos em estandes na sua primeira edição 100% digital

Elo entre
indústria da moda e empresas de insumos, Inspiramais finalizou sua edição como
a mais assertiva ferramenta de negócios da moda da América Latina
Foram
três dias com uma agenda repleta de negócios, informações, apresentação de
produtos com soluções em design, sustentabilidade, inovação tecnologia. Após 10
anos como referência para todo o elo da cadeia de moda e consumo nacional e
América Latina, o INSPIRAMAIS - Salão de design de materiais para moda,
realizou sua primeira edição em formato 100% digital. O projeto aconteceu de 25
a 27 de agosto com a missão de manter-se como responsável por impulsionar o
processo criativo de toda a indústria de confecção, têxtil, calçadista,
moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias – nacional e na América Latina –
unificando linguagem e metodologia
para toda a cadeia produtiva. Após o evento tudo pode ser conferido pela
plataforma https://inspiramaisdigital.com.br
Segundo a organização, em três dias o Inspiramais
recebeu mais de 40 mil acessos nos 150 estandes
virtuais, o que gerou 3 mil agendamentos de negócios com as empresas. Entre projetos,
palestras e lançamento de produtos, ao todo foram 166
mil páginas visitadas. O evento foi marcado por estandes virtuais, apresentação de
cartelas de cores, palestras, projetos de pesquisas e rodadas de negócios.
“Foi um marco para toda a indústria e está sendo uma experiencia incrível! Entrar virtualmente em um
Salão de Design e Inovação e participar de um tour, conhecer as
referências mundiais, centenas de lançamentos em inovação, sustentabilidade e
design, projetos inovadores, agendar rodadas de negócios nacionais e
internacionais, assistir palestras, contato com diversas empresas. Não há fronteiras,
nem distâncias. O mundo todo passou por aqui”, comemorou Ilse Guimaraes,
superintendente da Assintecal.
Estimativa de negócios
Durante os três dias o Salão de Design Inspiramais realizou o Projeto Comprador
– rodadas de negócios entre as empresas brasileiras de insumos e a indústrias
nacionais e internacionais dos segmentos de moda e consumo. Ao todo foram
realizadas 300 rodadas de negócios internacionais,
entre países como Argentina, Colômbia, Peru, Equador,
México, Índia, Estados Unidos, Bolívia.
Um novo momento para a Indústria brasileira
Para
Fernando Pimentel, presidente da Abit (Associação Brasileira da Industria
Têxtil e de Confecção), “o formato on-line tem suas vantagens, pois, amplia o
público, reduz custos e facilita uma integração de participantes nacionais e
internacionais. Claro que não substitui os encontros pessoais, mas em uma fase
que você tem dificuldade de realizar eventos com muitas pessoas, certamente é o
melhor caminho para que nós mantenhamos os negócios em funcionamento”, afirmou.
Pimentel também destacou ter certeza de que o evento será importante para o
momento que vivemos. “Pode, sem dúvida nenhuma, ensejar negócios que ajudarão
as empresas a se preservarem e, com isso, manterem emprego e renda para a
sociedade brasileira, dado que a indústria têxtil e de confecção é o segundo
maior empregador da indústria de transformação, com 1,5 milhão de postos
formais de trabalho atuando nessa atividade econômica”.
As palavras do presidente da Abit ecoaram também pelos demais setores da
indústria presentes no Inspiramais. Para José Fernando Bello, presidente
executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) “O setor de
couros do Brasil está vivendo de forma intensa o Inspiramais Digital, com a
certeza de que a convergência do meio físico com o online traz resultados
positivos para todos os públicos, desde a indústria até o consumidor final. Tivemos
três dias de uma troca muito rica de informações e relacionamento no
Inspiramais Digital, com muita inovação, agilidade e sustentabilidade”.
Segundo Maristela
Cusin Longhi, Presidente da Abimóvel. “o Inspiramais é efetivamente onde a moda
e as cadeias se integram. O trabalho realizado pela área de inteligência e
comercial, o rico material resultante da pesquisa e dos estudos, dos aspectos
socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento do consumidor no mundo
são uma importante fonte de consulta também para o setor moveleiro. O
nosso objetivo é a integração e a agregação de valor entre as cadeias e os seus
elos, possibilitando uma maior conexão entre as indústrias de móveis e a moda,
através da utilização de materiais diversos, design e inovação. Como demonstração
concreta, em cada edição do Salão - principalmente nos últimos dois anos -,
foram apresentados mais de 1.000 tipos de materiais, cuja convergência com a
indústria moveleira é evidente, como as matérias-primas da indústria têxtil e
de couro. Portanto, pesquisas, insumos, ações apresentadas e a aliança entre
setores trazem novas perspectivas e um novo olhar para a indústria”.
Moda
Espelhada
em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado
de profissionais de design, coordenado por Walter Rodrigues, um dos nomes mais
reconhecidos da moda brasileira, o evento apresentou uma série de projetos e
soluções em produtos sustentáveis, design inovadores e soluções de inovação e
tecnologia.
Tanta informação faz o INSPIRAMAIS ser grande fonte de referências para
designers de moda de muitos países, recebendo a participação de profissionais e
empresas do México, Peru, Equador, Estados Unidos, Colômbia, Argentina,
Bolívia, Itália, França, Inglaterra e países da Ásia e continente Africano.
“Esta edição não é só uma plataforma, é uma mudança de comportamento de
encararmos o futuro tecnológico. O futuro da indústria é híbrido e está
redesenhando toda a indústria. A Moda já vinha flertando com este caminho
virtual a bastante tempo. A pandemia só acelerou o processo. O modelo digital
fascina. Se no modelo físico falamos com sete mil profissionais, agora tivemos
a chance de ampliar isso para 10 mil visitantes.
Confira um pouco do que foi apresentado em projetos e lançamentos:
LANÇAMENTOS - PRODUTOS
Foram
centenas de lançamentos voltados a sustentabilidade, design e inovação. Todos
podem ser conferidos até dia 30 de setembro pela plataforma https://inspiramaisdigital.com.br
A BASF apresentou, em parceria com as empresas Tecpol e a Additiva 3D, o novo
projeto de chinelo em poliuretano e TPU 3D printing. O modelo proposto pela
companhia foi composto por PU (poliuretano) - material pouco utilizado nesse
tipo de calçado e TPU (poliuretano termoplástico) feitos por impressão em 3D,
uma inovação no mercado de calçados. A proposta de chinelos nas versões
feminina e masculina permite maior flexibilidade para design e conforto.
A Colorgraf levou o conceito Orgânico para a linha têxtil e apresenta o
Colorflex Print,
e
Gáspea para Slide para a linha de calçados. A escolha para o desenvolvimento
das
estampas
recaiu sobre a tendência Tie Dye. Outro lançamento: o conceito Opulência - com ouro
e prata representados por diversas criações, Transfer para Chinelo trouxeram estampa
de correntes douradas com a presença da cor Very Berry e Sublimação para Tênis
com estampa de correntes pratas realçadas pela cor Lápis Blue - nesse mote
estão incluídas a Etiqueta em PVC Plastificado para linha têxtil imitando
corrente, na cor Very Berry e a Etiqueta 3D Dourada para linha de calçados,
também imitando corrente. Na tendência conceitual o tema Botânica apresenta produtos
que representam essa proposta: Movicolor para a linha têxtil, com dois modelos:
capa de Salto 3D para linha calçados e Tag em Papel Semente para linha têxtil e
calçados.
Desenvolvido em tempo recorde, durante a pandemia do novo coronavírus, a Rhodia
apresentou sua tecnologia antiviral e antibacteriana do fio têxtil de poliamida
Amni® Vírus-Bac OFF. O fio oferece proteção contra bactérias e vírus, incluindo
os vírus envelopados, como são classificados os vírus como influenza,
herpesvírus, novo coronavírus e outros. A tecnologia exclusiva da Rhodia é
capaz de tornar inativos os vírus e eliminar as bactérias presentes em uma
superfície têxtil, impedindo a chamada contaminação cruzada entre os artigos
têxteis e os usuários.
A Pégasus Bordados Eletrônicos, empresa de Igrejinha, no Vale do Paranhana, Rio
Grande do Sul, ganhou o apoio do SEBRAE e da consultoria do Instituto By
Brasil, e criou-se uma equipe da empresa com as consultoras de design
sustentável Julia Webber e Laura Madalosso. Dessa parceria surgem
desenvolvimentos que propõem novos diálogos entre iniciativas artesanais e a
estrutura industrial da Pégasus - na busca de novas alternativas, o olhar atual
volta-se para técnicas milenares de tinturaria através de insumos naturais como
cascas de frutas, ervas e sementes - e une com expertise de tecnologia,
propiciando um processo duradouro e resistente – com a valorização das plantas
locais e o cultivo ético da natureza, além da valorização do artesão.
A empresa Suntex Brasil também apresentou seu lançamento desenvolvido em parceria com a TNS Nanotecnologia: um laminado sintético com capacidade de inativar diversos tipos de bactérias e vírus envelopados, incluindo o Sars-Cov-2. Por meio da ação de nanopartículas que desativam a camada lipídica dos vírus, é possível inativar o micro-organismo depois de 30 segundos do contato com o aditivo. A solução oferecida diminui em 99,99% as chances de contaminação cruzada e pode ser comprovada através de laudos.
A Companhia Têxtil de Castanhal - maior fabricante de produtos de juta das
Américas –
destacou os produtos de fios naturais e telas
com tingimentos naturais 100% juta. Em
parceria com o design Luciano Pinheiro desenvolveu produtos com pigmentos,
tramas e insumos naturais de alto requinte artesanal voltados a acessórios de
moda, vestuário e decoração, com tingimento natural da juta através de cebola,
barbatimão, aroeira, hibisco, cascas e folhas, além de criar uma linha de
palmilhas sustentáveis com cores diversas.
The Flowerpunchers apresentou em seu
conceito ao respeito a sabedoria ancestral - um novo olhar e um novo
fazer que vai além do handmade sustentável por utilizar matérias-primas
amigas do meio ambiente. Com peças que respeitam o tempo da natureza e as
flores, ervas e plantas colhidas de maneira delicada, quase como uma poda
pedindo permissão à natureza. Estamparias feitas com flores, ervas e plantas
inclusive com algumas recém-caídas naturalmente no jardim de uma das
co-fundadoras. Entre as pedras brasileiras utilizadas no processo manual
destaque para Ametista, Quartzo Rosa e Quartzo Verde. Além disso, os resíduos
são trabalhados em outros produtos como velas e incensos. As pedras usadas no
processo de estamparia também são transformadas em peças únicas, cheias de
energia.
PROJETOS
Conexão Inspiramais
Com
mais de 200 produtos a disposição do mercado, o Conexão Inspiramais busca uma
produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e
espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente
gabaritado de profissionais de design. Sob o tema Free-Spirit foi apresentada a
proposta de referências e a metodologia baseada na pirâmide de consumo proposta
para a indústria da moda: cartelas de cores, produtos inovadores e soluções em
design para as categorias Luxo, Sustentabilidade, Casual, Performance,
Artesanal e Tecnológico. O trabalho foi resultado de um trabalho extenso junto
com as indústrias brasileiras dos mais diversos polos do país - universalizando
o produto nacional e ampliando a assertividade de vendas.
Preview do Couro
O Preview do Couro apresentou amplo
trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as
referências para as próximas coleções, o qual vai utilizar as referências para
as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção,
acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias. O projeto se propões a
encorajar o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial do
couro acabado e autêntico, fomentando a imagem dos curtumes no exterior,
elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.
+
Estampa
Em
sua 14ª edição, o Projeto +Estampa apresentou os trabalhos de estúdios de design de
superfície que comercializam ilustrações, designs, padrões e estampas,
oferecendo ao mercado novos materiais, texturas e sensações que provocarão
novas percepções do público. Com espaço exclusivo apresenta três estampas
por estúdio conectados à pesquisa do PREVIEW 2022_I. As estampas foram formatadas
com imagens em movimento trazendo uma nova opção de exposição. O projeto +Estampa teve a realização da Associação Brasileira de
Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal),
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das
Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos (Apex-Brasil).
Projeto
Comprador - Rodadas de negócios internacionais
Ação
realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que
recebeu buyers internacionais via
Projeto Comprador. Com inscrições de mais 50 empresas de países como Argentina,
Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Índia, México, Peru e Uruguai, que
participarão de rodadas de negócios junto as indústrias e marcas brasileiras.
As rodadas são agendadas e aconteceram dentro de espaços virtuais, com
apresentação de produtos em vídeos, por câmera e atendimento personalizado em
salas de conferência.
Jornalistas internacionais
Chamado de Projeto Imagem, também realizado pelo projeto By Brasil, contou
com a participação de 40 jornalistas
internacionais, que acompanharam o evento de maneira virtual. O projeto levou a
imagem das indústrias brasileiras para outras fronteiras – impulsionando e
fortalecendo a imagem da moda nacional e de seus produtos e atributos no
exterior.
Palestras
Com temas variados, o INSPIRAMAIS apresentou uma série de palestras com
especialistas nacionais e internacionais nas áreas de moda, inovação,
sustentabilidade, varejo e negócios – além das apresentações de cases e
notoriedades mundiais.
Com tradução simultânea em inglês e espanhol, as palestras garantiram a
oportunidade de ampliar conhecimento e mais parâmetros para o mercado atual.
Promoção INSPIRAMAIS
O INSPIRAMAIS contou
com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes
para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da
Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do
Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel),
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),
através do projeto By Brasil, Components, Machinery and
Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros,
como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB),
ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati, ABDI e FINEP-RJ. Conta com o
patrocínio de Cipatex, Altero, Bertex, York, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco,
Grupo Cofrag, JBS Couros, Colorgraf, Camaleoa, Suntex, Twiltex, Macias, Soares,
Basf, Rhodia, Sprint Têxtil e Sculp Leather by Krumenauer.
Mais informações
Carlos
Lopes
Assessoria de Imprensa Assintecal | Inspiramais
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