Já disponível! Live de Walter Rodrigues e Thaissa Wiezel falou do futuro da moda, Inspiramais, produção nacional e até papo de Uber

Quem aguardou não se arrependeu. A LIVE INSPIRAMAIS, que aconteceu
nesta terça-feira, dia 28/04, trouxe Walter Rodrigues (coordenador do Núcleo de
Design do Inspiramais) e Thaissa Wiezel (diretora comercial e criativa da
Innovativ).
Os assuntos: moda, setor têxtil, percepções atuais e Inspiramais. Com direito a
muita interação, olhares refinados sobre a produção nacional e até histórias de
Uber protagonizadas pelos convidados.
O bate papo que aconteceu no Instagram do Inspiramais (@Inspiramaisoficial) é um
projeto realizado pelo Sebrae e a Assintecal, que toda semana traz temas
de relevância para o setor da moda, promovendo ideias e sugestões para todos os
conectados.
Thaissa comentou sobre a trajetória da Innovativ, onde ela é a quarta
geração da empresa que iniciou suas atividades em 1939 com tecidos vendidos
para as confecções. Em uma época onde o mercado de moda nacional houve muito
assédio com produtos importados Chineses. Assim, em 98, a empresa migrou também
para a decoração como saída para continuar produzindo. E deu super certo.
Thaissa também contou sobre o DNA da Innovativ - sempre de priorizar produtos nacionais
- o que causou interesse do mercado em nos conhecer a
empresa, e o motivo que chegaram também no Inspiramais.
(Tais como o algodão colorido,
produzido na Paraíba – suscitando assim o interesse dos estilistas e marcas de
moda a conhecer a empresa, e a participação no Inspiramais ampliou esse
reconhecimento.)
Durante a Live, Walter comentou sobre o desaparecimento da indústria de tecelagem
em grande escala no país. Neste aspecto a Thaissa explicou sobre a volta da
marca em 99/2000 ao segmento de moda “É um caminho longo, porque os processos
de produção (para moda) são mais demorados. Mas vimos que os tecidos diferenciados
estavam escassos no mercado, então logo
começamos ter mais penetração e pudemos mostrar nosso tipo de tecido (como Jacquard em fios tintos,
e produtos exclusivos para as empresas)”, comentou. “Hoje, o mais importante é
que as marcas contem para que vieram ao mercado, que tenham produtos que traduzam
a sua identidade. Temos as (marcas) Reserva, a Oriba, a Cris Barros, Osklen e
muita gente da moda que trabalha com exclusividade.
Outro ponto colocado por Walter foi o processo autoral e as ações com novos
designers, seus impactos e as criações autorais e fora da zona de conforto.
Para Thaissa, desde o início, a Innovativ foca no desenvolvimento exclusivo
também aos estilistas e pequenas marcas como forma de apoio. “É a ideologia e
política da (nossa) empresa: priorizar a indústria criativa brasileira. Essa é
uma forma de manter todos fortalecidos. Estilistas como o João Pimenta, Renata
Buzzo, Ronaldo Fraga, e os estilistas de semana de moda
Casa de Criadores por exemplo, são pessoas extremamente criativas e nos
desafiam muitas vezes até mais do que as grandes marcas, pois são dedicados a
produções exclusivas. As empresas e estilistas que não visam um volume grande
de vendas, mas com uma força enorme de criação, e nos fazem evoluir no desenvolvimento
de produtos. Além disso é uma forma de apoio para que a moda brasileira seja
mais completa. Até nos calçados já fizemos parcerias com a Insecta Shoes e a
Rhodia. O objetivo é fortalecer a parceria e fazer um “ganha-ganha” pra todos”,
completou.
Ainda em projetos autorais, Walter reforçou que a união dos criadores de moda e
as empresas fortalecem a própria moda, e que os autorais estão muito ligados
aos caminhos da sustentabilidade, pois é uma geração que já nasce com a vocação
para discutir novos caminhos. Para pensar sobre isso.
Thaissa deu exemplo da própria empresa que já atua com algodão reciclado desde
2000. “Inicialmente pensamos também em custo: os retalhos reciclados são
coletados por cooperativas de confecções diversas e separados em cores e
desfibrados. Vira fibra de novo onde é refeito o fio, e fica mais barato, pois
já vem tinto e não é preciso fazer novo tingimento, economiza água e não existe
adição de corantes. Em 2000 começamos usar fio de
algodão reciclado pensando em preço, o calçado nos deu a chance de usar
o apelo de sustentabilidade, então desde 2005 começamos a fazer lonas
recicladas e percebemos que de dois anos para cá o consumidor final está mais
preocupado com a o consumo sustentável. Já vemos um crescimento de 15% nas
grandes marcas”.
Hoje com mais de 90% dos materiais nacionais, a Innovativ apoia a cadeia como
um todo. “Temos produtos como o algodão naturalmente colorido, que a pluma já
nasce colorida, então a gente elimina 88% de água, não tem aditivo químico e é
um produto 100% brasileiro, além de fortalecer a agricultura familiar. Fomos a primeira
indústria de tecido plano a usar esse tipo de algodão junto com o algodão
reciclado”, comentou a diretora da empresa.
Sobre a indústria de calçados, Walter Rodrigues ressaltou que ainda existem
muitas empresas de grande porte consumindo produtos chineses e que agora tudo
deverá ser repensado, pois “a indústria chinesa se volta aos produtos
hospitalares como prioridade comercial e onde teremos uma baixa de laminados
sintéticos vindo para o Brasil por muitos meses. Haverá uma baixa de importação
de material”. Walter acredita que o tecido de algodão será fortemente retomado
pela indústria do Brasil.
Quanto ao assunto, Thaissa disse que o parque fabril da Innovativ tem
capacidade para 500 mil metros/mês. Ela completou: “Países como a China tem
preços muito difíceis de competir, o que nos faz diminuir a produção. Acredito
que agora a capacidade produtiva interna brasileira vai aumentar. E temos produtos
diferenciados, como a lona. Acredito que a indústria vai se unir para atuar. Estamos
super a disposição para desenvolver algo que faça sentido e agregue, pois
precisamos gerar novamente o desejo de consumo e uma experiência a mais.
O papo trouxe um assunto muito importante: a necessidade de apresentar produtos
que falem diretamente com a necessidade das pessoas. Como colocado por Walter produtos
de conforto e de higienização, com facilidade de limpeza e fibras bactericidas
serão urgências do consumidor. “A reflexão de como, daqui para frente, o
impacto da pandemia na vida das pessoas refletirá no consumo. Vão ser
utilizados o que é necessário e não o que seja mais encantador.
E como ficam as pesquisas mundiais? Para a Innovativ esse é
um momento ótimo e uma super chance para realmente bebermos da fonte de nossa
cultura e história. “O Brasil é muito rico em todos os aspectos e pouco
explorado. Precisamos trazer mais o Brasil, as cores e texturas e a
criatividade de forma mais autoral e com a cara brasileira. Já fazemos isso.
Temos muito ainda, mas pode ser um movimento global das pessoas se voltarem as
suas regiões. Hoje está muito igual.
Na Live Thaissa reforçou a importância de trazer as informações para o
consumidor serão um dos desafios – para que entendam sobre os produtos que
estão consumindo e que é um momento onde as pessoas vão se posicionar
diferente.
E como adiantar o destino pós pandemia, Walter? “Vamos precisar estar na linha
de frente da indústria, com estilistas criativos e não mais só gerentes de
produção e os produtos e os lojistas. Os estilistas terão que conhecer mais a
matéria prima e a criação. Os criativos vão ter que trabalhar na linha de
frente das empresas impulsionando e fortalecendo o
propósito dos produtos. “É um tempo de união de
colaboração entre os setores e as pessoas, para a retomada dos negócios.”
Sobre o Inspiramais Thaissa deixou claro a importância do Salão de
Design. “O Inspiramais é fantástico e muitas das empresas não tem uma
metodologia tão bem editada no desenvolvimento de produto, e a metodologia
usada na criação de produtos pelos consultores nos ajudam a encontrar um
caminho seguro.
O Inspiramais também faz com que o visitante consiga
encontrar melhor os caminhos para sua criação, pois todos os expositores estão
falando a mesma língua, os produtos contam uma história
única a partir do DNA de cada empresa e isso facilita a visitação e a
realização de negócios.
É o Salão de Design e Inovação de materiais mais bem editado
e focado em negócios que temos na América Latina. É muito difícil ter visita
que não seja um lead qualificado. Na parte de moda o evento cresce muito
em confecção, de uma edição para outra”, enalteceu. E concluiu: “Vamos focar e
priorizar o que é feito no Brasil, vamos nos unir, pois juntos será muito mais
fácil! Até live já sabemos fazer!”
Quer saber mais sobre a live? Curioso sobre o papo de Uber? Então acessa e
confira a Live completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7J-0Y_mDN50
CONHEÇA A INNOVATIV
Site: https://www.innovativ.com.br/
Instagram: @innovativtecidos
INSPIRAMAIS
O Inspiramais é o principal salão de design e inovação de materiais para a moda
da América Latina e tem data prevista para a sua 21ª edição dias 5 e 6 de
agosto, no
Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.
Sob o tema Free Spirit (tema
anunciado ao final da última edição), discutirá a existência de uma
reorganização na forma de pensar e fazer moda, nos orientando por um espírito
livre e uma consciência ecológica, coerente com novos princípios, propondo uma
reinvenção por meio da criatividade
Redação: Carlos Lopes