Live inspiramais com Carol Garcia e Lucius Vilar: precisamos pensar no que o consumidor vai querer para essa nova vida

Um papo
descontraído e cheio de informação. A Live Inspiramais com Carol Garcia e
conduzida pelo consultor do Inspiramais Lucius Villar foi uma das mais
inspiradoras conversas desta série realizada pelo Sebrae e Assintecal e
transmitida ao vido pelo Instagram @Inspiramaisoficial.
Entre os diversos temas, a consultora de moda, no Bureau de Estilo, e com passagens como
estilista de grandes marcas de varejo como Marisa, Riachuelo e Pernambucanas -
falou sobre as percepções dos
consumidores com relação a pandemia do Covid19 e as mudanças que estão
ocorrendo. Carol Garcia explanou sua percepção ao longo da conversa.
“Em um primeiro momento
ficamos negando ou mesmo falando de maneira divertida sobre o fato, depois entramos
no estado de sensibilização onde uma mudança se inicia com a preocupação com a
saúde dos grupos de risco e de como podemos ajudar nessa confusão. As fases
seguintes serão a cientificismo, a busca por soluções, por compartilhar medidas
de seguração e apelos. Nisso apareceram os estados de empatia e as ações
poéticas: vídeos com cantores, musica nas janelas, palmas para os enfermeiros e
médicos. Em seguida a reflexão sobre nós mesmos, se estamos engordando, as
raízes dos cabelos estão marcadas, como ocupar nosso tempo...”
Carol seguiu projetando o que virá depois. “Atravessamos os estados de rejeição
a políticos, empresas, e ao confinamento que pode gerar violência doméstica e
confrontos cotidianos. Na sequência virão os valores coletivos – a força das
reuniões online – smart work e a importância dos laços afetivos e
profissionais. Mobilização é um passo a seguir diante das oportunidades de
ajudar ao próximo compartilhando conhecimento e sentimentos. Tem também a
ampliação do sentido de bem estar, com ideias sobre como sobreviver nessa
pandemia, aulas, cursos de yoga e de línguas e etc.
E por fim teremos
o momento das oportunidades, e da inovação que todo esse confinamento está nos
trazendo. Impulsionado as ideias de como o online pode ser uma saída e mesmo
soluções de delivery de outros serviços que não o de comida, gerando assim novos
processos de comercialização e vendas.
Outro ponto
importante foi o entendimento que nesse momento que estamos vivendo, os
estoques de materiais ganham uma importância enorme. “É hora de utilizarmos o
que temos, e para isso será necessária muita criatividade. Essa motivação é
fundamental para os pequenos negócios, pois irão gerar novas oportunidades da
criação a comercialização dos produtos”.
Carol também salientou
a importância de repensarmos os protótipos em todos os segmentos da indústria,
indicando o caminho do virtual para a realização de amostras em hologramas para
que possam ser comercializadas, sem gerar custos de prototipagem, modelagem e
de materiais.
Carol chamou
atenção para o mercado latino-americano
e de como a indústria da moda pode se conectar e fornecer produtos para as
empresas na América Latina que são carentes de materiais e não receberão seus
pedidos das empresas chinesas criando um espaço para os produtos do Brasil.
No caminho de
transformação mundial, Carol exaltou a importância da natureza e sua regeneração
super rápida. Nesse momento de lock down, o céu das cidades chinesas
estão sem poluição, os golfinhos aparecem em Veneza e, mesmo São Paulo, os índices
de ar com qualidade não era registrado há muito tempo.
“É hora de desacelerar para compreender melhor o que estamos passando e sem dúvida reaprender a viver. Não precisamos de uma roupa nova, e sim de uma vida nova! Assim precisamos pensar no que o consumidor vai querer para essa nova vida”, completou.
Quer assistir a Live completa? Então acessa o Instagram Inspiramais ou pelo youtube confira na integra em: https://www.youtube.com/watch?v=3ecjCgdZ_Uw
Aproveite!