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Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a missão tem o objetivo de expandir o apoio da Agência, principalmente para empresas locais de micro e pequeno portes que desenvolvem produtos artesanais com recursos da natureza. “Faremos uma prospecção, uma busca ativa de materiais, de produtos de bijuterias, do que já temos na floresta e são fontes de recursos de populações locais e de povos originários. Esses produtos são valiosos e agregam muito valor no mercado internacional”, destaca.
Missão
Com o apoio da ApexBrasil, fornecedores de componentes para calçados querem criar novos biomateriais no Acre
Foto: Neto Lucena/SECOM AC
A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) realiza, entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro, a primeira edição da Missão Acre Biomateriais. O objetivo é mapear o polo de materiais produzidos a partir da natureza do Estado. Após, o estudo será reverberado para aplicação em novos produtos dos empreendedores da região. A iniciativa é realizada no âmbito do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Marnei Carminatti, consultor da Assintecal responsável pelo projeto, conta que o levantamento será realizado levando em consideração as dimensões de cultura, economia, história, paleontologia, agricultura, artesanato, fé, arquitetura e cotidiano por meio de imagens que possam ser transformadas em inspirações para produtos. “No projeto, instigaremos novos caminhos para a moda brasileira. Caminhos esses, que mostram a identidade local, tornando-a um valor reconhecido pelos consumidores, identificando atributos que nos são corriqueiros, mas que passam despercebidos no dia a dia”, explica. Após o mapeamento inicial, a pesquisa será aplicada em 10 grupos de empreendedores do Acre. Os produtos desenvolvidos serão apresentados em exposição durante o INSPIRAMAIS, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025, em Porto Alegre/RS.
Economia
Segundo a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, a economia mundial vive um momento de busca por materiais sustentáveis a partir da crescente conscientização dos consumidores. “A iniciativa é uma oportunidade ímpar para desenvolvermos a cadeia do setor, em especial por meio da exploração sustentável das inúmeras possibilidades oferecidas pela nossa floresta”, ressalta.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a missão tem o objetivo de expandir o apoio da Agência, principalmente para empresas locais de micro e pequeno portes que desenvolvem produtos artesanais com recursos da natureza. “Faremos uma prospecção, uma busca ativa de materiais, de produtos de bijuterias, do que já temos na floresta e são fontes de recursos de populações locais e de povos originários. Esses produtos são valiosos e agregam muito valor no mercado internacional”, destaca.
Missão
Durante a Missão, a comitiva composta por integrantes da Assintecal e da ApexBrasil visitará as localidades como as aldeias Huni Kuin (etnia Huni Kuin), Atila (etnia Puyanawa), Amelia Maruba (etnia Marubo), comunidade Croa, Cipó Titica e Juruá, catedrais, reservas extrativistas, museus dos Povos Acreanos (foto) e da Borracha, entre outros pontos nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul - e adjacências.
A missão de biomateriais conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC), que tem desempenhado um papel crucial na identificação e interlocução com parceiros locais, contribuindo significativamente para o sucesso da iniciativa, além do Brazilian Leather, projeto de exportação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB).
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.