Conteúdo
Voltar

Moda circular é tema de apresentação em Franca

A moda circular e atributos que vão muito além da estética foram temas da apresentação de Júlia Webber, gestora de Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), durante o evento Franca Mais Moda, realizado entre 4 e 6 de outubro, em Franca/SP.
Na oportunidade, Júlia detalhou o trabalho do Núcleo de Pesquisa do INSPIRAMAIS, que realiza a pesquisa que é lançada, já aplicada em materiais em insumos, no salão de moda. Segundo ela, a pesquisa transforma em produtos a compreensão do contexto mundial e as tendências de consumo. “Faz três edições que o INSPIRAMAIS publica um material com a pesquisa e com foco em inovação e sustentabilidade. Hoje, não podemos olhar somente para a estética dos materiais, mas também para valores que transcendem a própria materialidade, como ciclo de vida do produto, aspectos inerentes à cadeia produtiva como processos para diminuição de impacto ambiental, inovação voltada à sustentabilidade, entre outros pontos”, conta Júlia, ressaltando que pesquisa do Núcleo sempre trabalha a partir da estratégia do conceito da moda circular.
Materioteca
O Franca Mais Moda contou, ainda, com um espaço para exposição de alguns dos materiais lançados na mais recente edição do INSPIRAMAIS, em julho. A exposição, chamada Materioteca, fez parte do Integra Moda, programa mantido pela Assintecal e pelo Sebrae Nacional com o intuito de desenvolver a cadeia produtiva da moda nacional.
O Franca Mais Moda teve como objetivo enaltecer a indústria local de confecção de roupas, e foi realizado pela Prefeitura de Franca e pelo Senai de Franca, com o apoio da Assintecal/INSPIRAMAIS, ACIF/Núcleo Empreender, Sebrae e Senac.