Pesquisa de inspirações, projetos especiais, lançamento de materiais e palestras abrem o Inspiramais 2022_I

No primeiro dia do evento 100% digital, a
plataforma recebeu mais de 5 mil visitantes interessados em conhecer as
novidades do mercado da moda
A apresentação da pesquisa que norteou as inspirações para a criação
de materiais lançados nesta edição do Inspiramais abriu o evento nesta
terça-feira (26). Com tema Antídoto,
desenvolvido a partir do levantamento de referências elaborado pelo Núcleo de
Pesquisa do Inspiramais, o 1º marketplace de soluções em design,
inovação e sustentabilidade reuniu expositores, compradores e visitantes
interessados em conhecer a coleção 2022_I. A plataforma recebeu 5 mil
visitantes no primeiro dia do evento, que contou com 28 palestras, além de
todas as interações nos estandes virtuais. A programação oficial do Inspiramais
continua nesta quarta-feira (27). Nos 30 dias seguintes, a plataforma
permanecerá acessível, com palestras, rodadas de negócios e outras atrações
inspiradoras.
Pela manhã, Walter
Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, detalhou o contexto
a partir do qual o tema foi pensado. Ele leva em conta o cenário global e os
reflexos do distanciamento social causado pela pandemia. Novos pontos de vista,
interação com ferramentas virtuais, contemplação da natureza, conforto e busca
por caminhos para sair do momento que parou o mundo são elementos do tema Antídoto, dividido entre Cotidiano e Naturar. Para acessar a pesquisa completa, clique aqui [link].
Walter Rodrigues falou ainda sobre a metodologia da pirâmide de
produtos e a sua importância no processo criativo. “Ela organiza as etapas de
trabalho dentro da construção de uma coleção. É importante perceber que, quando
organizamos a coleção, conseguimos ter um olhar mais assertivo para os produtos
a serem desenvolvidos, numa forma mais global de pensá-lo dentro da empresa”,
explica. O topo corresponde a 10% da pirâmide (representada atualmente pelo
tema Antídoto). Observa o DNA da
empresa e analisa as especialidades e o seu reconhecimento no mercado. “O
desenvolvimento de produtos nos 10% conta com a ideia de contexto mundial e de
observar novas tecnologias para o storytelling
da coleção em busca de um produto para um consumidor autoral”, esclarece.
A segunda etapa corresponde a 30% da pirâmide, onde hoje está o tema Free Spirit (dividido em Modern Classicism e New Romantic). Analisa o ranking de produtos, tendências,
passarelas, vitrines e viagens. “Existe variação de produto, mas com um olhar
para o consumidor multiplicador. As ideias que eram difíceis nos 10% foram
transformadas em projetos mais possíveis e começam a acontecer nessa fase”,
conta Walter.
Na base da pirâmide (60%) está o tema Sincronia. “Nesse ponto, falamos de ranking, tendências
remanescentes, hits da estação, uso de estoques, e, principalmente, de observar
moldes consagrados em novas matérias. As coleções de clássicos, commodities e
básicos têm seu lugar aqui, observando um consumidor de massa”, finaliza.
Projetos Especiais
À tarde, a designer Flávia Vanelli, curadora do Conexão Criativa e
Comercial, apresentou 19 negócios de impacto de inovação contínua. “Esse momento desafiador, que exige reinvenção, combina
ciência, design, arte, artesanato e tecnologia, oferecendo ao mercado subsídios
para inovar”, destaca Flávia. O projeto chega à sua 6ª edição e conta
com empresas como Amadeu, que oferece serviços de consultoria, pesquisa e
desenvolvimento, projetos e produtos de moda, materiais sustentáveis, borrachas
e emborrachados, pesquisa e desenvolvimento de materiais.
Também faz parte do projeto a empresa Apoena,
que produz bolsas artesanais feitas a partir da
folha do butiá no interior do Rio Grande do Sul, e a Associação Bichos do Mar de
Dentro, com produtos artesanais que envolvem pintura em tecido,
bordados, feltro e crochê.
Flávia também mostrou o trabalho da Comas, que oferece o serviço de redesign para
transformação de estoques inativos de roupas e resíduos têxteis através do Sistema
Comas de Upcycling Raiz e o Banco de Tecido, que soluciona a
sobra de produção de tecelagens, confecções e ateliês, recolocando este
material no mercado através de um sistema misto de troca e venda. Já a Contextura
trabalha com estampas digitais exclusivas e texturas artesanais,
combinando arte, design e sustentabilidade. A Da Tribu mostrou seus
fios e tecidos emborrachados da Amazônia.
Dona Rufina e
Aurora trabalham com o
resgate da matéria-prima lã e apostam nela como alternativa inovadora, como
design de moda, mobiliários, calçadista e automobilístico. O Grupo
Canoa produz bolsas e acessórios com reaproveitamento de materiais
orgânicos, como escamas de peixe, borrachas recicladas derivadas da indústria
automotiva e bolsas de sobras de guarda-chuva. Cerradouro envolve
elementos naturais, pedras, galhos e folhas metalizadas.
A Justa
Trama desenvolve além de peças de moda com conforto e a qualidade do
algodão agroecológico, tecidos e
serviços de confecção e estamparia terceirizados de forma justa e ética,
fechando e valorizando grandes parcerias. Já a Ladrilã é um grupo de
artesãos que confeccionam peças com a lã de ovelha, linha casa e acessórios de
moda. A Rato Design Circular transforma resíduos em materiais e produtos com design (aviamentos, enfeites,
laminados e produtos realizados com reaproveitamento de plásticos descartados).
Bolsas e acessórios femininos produzidos a partir da reciclagem da rede de
pescar camarão e escamas de peixe são resultado do trabalho das Redeiras.
O público conheceu
também o trabalho de Rita Prossi, que produz biojoias
inspiradas na fauna, flora, mitos, lendas e iconografia amazônica. Os processos
sustentáveis beneficiam toda a cadeia produtiva que começa em comunidades
indígenas do Alto Rio Negro até a distribuição em embalagens feitas à mão. A Trammô
é uma marca artesanal e autoral. Produz aviamentos handmade para coleções de moda. Já a Tropicca é uma tecelagem artesanal, que utiliza fibras naturais
ou recicladas de sobras da indústria têxtil brasileira. E Van Loureiro Ecodesign + Zanza
Crochê & Arte, que recicla plástico pet com macramê e bordado
totalmente artesanal.
Visita guiada pela inovação
Buscando proporcionar a experiência da visita guiada, Walter
Rodrigues comandou um tour no
ambiente virtual, passando por todos os materiais apresentados nesta edição do
Inspiramais. Ao lado de Tatiana Souza, consultora do Núcleo de Design, mostrou
em detalhes e discutiu sobre os lançamentos com base na pesquisa de
referências. De acordo com Walter, a visita procurou levar as pessoas ao
universo do Núcleo de Design: “É fundamental trazer um espaço onde se possa
encontrar novos materiais e entender suas contextualizações juntamente com as
inspirações”, pontuou.
O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira de
Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das
Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias
do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components,
Machinery and Chemicals e projeto Brazilian Leather e apoio das principais
entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados,
In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans
Wear, Abrafati e Trans Rubber.
Todos os conteúdos e palestras do Inspiramais podem ser
conferidos neste link.