INSPIRAMAIS 2027_I - TURNING POINT
Conteúdo Voltar

Espaço Sustentabilidade e Conexão Criativa fomentam o novo

16 de Janeiro de 2020
SINCRONIA também marca presença nos projetos especiais do Inspiramais. Atendendo aos setores mais diversos segmentos e em sintonia com a proposta da temporada, o Espaço de Sustentabilidade 2021_I foi criado para dar visibilidade e incentivo a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos. 



Participam do Espaço empresas com inclinação explícita para a inovação e que têm como mote principal o engajamento sustentável como diferencial de produto, fatores que potencializam a busca de competitividade e qualidade no mercado de moda nacional.
 
“Existe hoje uma demanda urgente demais da sustentabilidade, do ter mais equilíbrio, respeito, eficiência na produtividade e de atender essas demandas com mais transparência, de encontro com a necessidade do consumidor. Ela precisa ser uma realidade que tende só a crescer” diz a curadora do espaço e designer Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais.


 

Entre os highlights do projeto o biopolímero fabricado a partir de dextrose – açúcar, na maioria das vezes, derivado da cultura de milho, da Cofrag, que possui características similares às do poliéster com origem em fontes fósseis. A Cofrag também possui outro destaque, o Eco-Care, uma poliamida reciclada por meio da combinação entre preocupação com o meio ambiente e pesquisas e desenvolvimento.
 
E o Cabedal Knit da Top Shoes, tecido construído a partir de resíduos  PET, que pode ser aplicado em diferentes calçados, com um aspecto similar a de uma meia encorpada, resistente, duravém e extremamente confortável.
 
Já o Conexão Criativa é um espaço voltado para as empresas apresentarem componentes de impacto e novidades para o mercado de moda, encorajando a pluralidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro.  



 
Um projeto transformador que incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado e instiga uma nova geração de valores que mixam multiplicidade, sustentabilidade e tecnologia. 
 
Um exemplo do resultado da ação são as joias botânicas e artesanais da Cerradouro Biojoias, que utiliza matéria-prima do bioma do Cerrado e quintais de Minas Gerais. As folhas e flores são metalizadas em banhos de metais, sendo perpetualizados e transformados em produtos com complementos naturais. Outro destaque são as joias flexíveis, da parceria entre a Flex Jewel com a Seringô, resultando em peças feitas em látex transformado com sílica de açaí.
 
Outro resultado interessante é a parceria entre a artesã e criadora Flor Silva e a mineira Gissa Bicalho da integrante da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), com a apresentação de uma bolsa em acrílico e trama de piaçava, além do trabalho entre a designer Flávia Amadeu, também integrante da ABEST, com biojoias em látex e cristais Swarovski Professional.
 
“A entrada da Swarovski no Conexão Criativa aponta as possibilidades e a interação que uma grande pode ter com os pequenos e autorais, inclusive reconhecendo o potencial criativo dos pequenos empreendedores. Uma grande empresa que entra e só tem a somar ao projeto avançarmos mais rápido nas soluções em produtos sustentáveis”, diz Flávia Vanelli, que também coordena o projeto.

Newsletter
Follow Us