INSCREVA-SE
Voltar

Notícias

16 de Julho de 2015

Inspiramais encerra com satisfação do público e anuncia data para a próxima edição

Nos dias 08 e 09 de julho, os 5,5 mil visitantes que circularam pelos corredores do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais –  foram surpreendidos por um show de referências em cultura, inovação e empreendedorismo. Os dezesseis projetos expostos no Salão foram admirados por cada profissional envolvido nos segmentos calçadista, têxtil, moveleiro e tantos outros que buscam no design uma forma para serem mais competitivos no mercado nacional e internacional.

Aliás, essa foi a bandeira defendida durante coletiva de imprensa realizada no dia 08 de julho: o desempenho dos fabricantes brasileiros pode ser favorecido em suas relações comerciais com o mercado externo e interno pelos diferenciais de design, sustentabilidade e inovação. E é nesse caminho que o Inspiramais incentiva expositores e visitantes que puderam conferir projetos ligados à sustentabilidade, moda e prospecção comercial.

“Esta é a minha primeira vez no Inspiramais e estou achando tudo muito interessante, aqui nós temos contato com produtos que possuem tecnologia e design. Um dos projetos que chamou minha atenção foi o Fórum de Inspirações, além do vasto conhecimento do Walter Rodrigues que aposta na originalidade e incentiva a fazer materiais autênticos”, conta José Nilson Farias, da Alpargatas.

Na área internacional, o Footwear Components by Brasil – por meio de parceria com a Assintecal e a Apex-Brasil – realizou o Projeto Comprador, que recebeu fabricantes de calçados do México, Equador e Colômbia. Entre eles representantes da Dingroup Cia Ltda, do Equador; da Famme del Bajio, do México todos interessados em adquirir matérias primas brasileiras para o desenvolvimento de seus produtos. O Inspiramais também recebeu jornalistas e formadores de opinião de veículos da Inglaterra, Itália e Colômbia, por meio do Projeto Imagem, que puderam conferir de perto todo o processo de produção da moda brasileira, assim como a qualidade e design dos produtos, acompanhando todas as atividades do Salão.

Para o mercado interno, o SEBRAE foi o grande responsável pela viabilização da participação de alguns expositores. Reunindo mais de 350 compradores de 21 polos calçadistas e de confecção através de Rodadas de Negócios e Missões Empresariais, além de incentivar projetos de aperfeiçoamento profissional, como o The Walk Fashion.

“Quando cheguei ao Inspiramais, me emocionei. O Salão nos inspira a pensar a nossa atuação no mercado, o que podemos fazer para nos reinventarmos a cada dia. Sem falar na gama de projetos, como o Referências Brasileiras que já tive o prazer de participar. No Inspiramais temos uma mostra da tecnologia, inovação e design dos materiais brasileiros. Nós não precisamos ir para o exterior para comprar produtos com originalidade está tudo aqui. Outra coisa que me cativa é forma como o mercado é abordado, como podemos tirar o melhor de momentos de crise. O Salão traz possibilidades e novos meios de se pensar o sistema moda, quem dera quando comecei minha carreira, o Inspiramais já existisse, seria bem mais fácil”, revelou Renato Lima, Presidente do Sindicato de Bolsas do Estado de Minas Gerais.

Quem procurou por inovação se surpreendeu com as matérias primas artesanais e sustentáveis sugeridas para o Inverno 2016. Os projetos Ecodesign, Mix by Brasil e Saberes Manuais - capitaneados pelos estilistas Isabela Capeto, Jefferson de Assis e pelo Estúdio RatoRói – demonstraram como fazer moda a partir do reaproveitamentos de materiais, da cultura popular brasileira e dos elementos naturais existentes na natureza. Como resultado: uma moda atual, moderna e também com valor agregado.

Além de toda a mostra para o Inverno 2016, o Inspiramais adiantou as inspirações para o Verão 2017 a partir dos projetos +Estampa, Preview do Couro – realizado em parceria com Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) –  e Referências Brasileiras. A 8ª edição do Projeto Referências Brasileiras segue alinhada às diretrizes do Preview do Couro, e para o Verão 2017 busca símbolos na cultura brasileira que tratem do minimalismo e do abstracionismo expressionista já o +Estampa, que cria estampas inovadoras, propõe a incorporação da originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também da compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções, conta com a consultoria de Lucius Vilar e teve a apresentação de estampas desenvolvidas pelos designers do Movimento Hotspot (MHS), além da participação das empresas do segmento de confecção; DB Rainbow Design, Estúdio Capim e Aurora Studio.

“O Estúdio Capim é uma marca relativamente nova, estamos no mercado há sete anos e participar do Inspiramais é sempre uma boa experiência. Nessa edição estamos em um stand próprio, com um belo espaço, podemos expor mais estampas e tudo isso com o apoio do SEBRAE. Durante o Salão sempre fazemos muitos contatos, é um momento de divulgar nossa marca e a forma que trabalhamos" conta Alexandra Warf, do Estúdio Capim.

O Fórum de Inspirações – que conta com a realização do SEBRAE – foi um dos destaques, apresentando materiais e inspirações para o Inverno 2016. Ainda no espaço do Fórum, o público pode eleger os 20 materiais que se sobressaíram por seu design – os TOP 20. “Participamos de todas as edições do Inspiramais. É uma grande oportunidade para apresentar nossos produtos, pois no Salão sempre conseguimos números positivos fruto dos contatos que fazemos aqui. Hoje fomos premiados com o troféu Top 20 e ficamos muito felizes. No Verão 2016 não levamos o troféu para casa, então nessa edição nos empenhamos ao máximo e o resultado veio”, conta Juliana Stabile, da Affare Laser.

Os profissionais de moda que não puderam participar do Inspiramais Inverno 2016, já podem se organizar para a 13ª edição que ocorre nos dias 11 e 12 de janeiro no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca em São Paulo.

Realização - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Brazilian Leather em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Apoio - Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Texbrasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), IN-MOD,  Instituto By Brasil. 

Patrocínio - Altero, Bertex, Brisa | Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Comunicação Impressa, Diamond Acessórios, Sappi | Warren Releases Papers, Twiltex, Espugum, Magma e York.

Compartilhe

OPS!