INSCREVA-SE
Voltar

Notícias

12 de Julho de 2017

Confira o que aconteceu durante o Inspiramais Inverno 2018

Maior Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina apresentou as inspirações para o Inverno 2018 e antecipou o Verão 2019


O coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, exaltou durante o último Salão Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais (03 e 04/07, SP) a inspiração para o Inverno 2018, baseada na urgência de novas atitudes e de um novo tempo, que pede leveza. Walter ressaltou o tema em toda a pesquisa inverno 2018, que destaca em seu discurso a máxima do filósofo francês Paul Valéry, “é preciso ser leve como o pássaro, e não como a pluma”.

 

A leveza pode ser retratada também pelos corredores do Inspiramais, o único Salão de Design e inovação em Materiais da América Latina, promovendo o contato entre a indústria, as inspirações e as matérias primas para o Inverno 2018, além de apresentar novidades em componentes, tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis na estação. O Inspiramais antecipou, também, para seus visitantes referências para o Verão 2019 por meio dos projetos Preview do Couro, Referências Brasileiras e + Estampa. Veja detalhes:

 

LEVEZA | INVERNO 2018 | Conexão Inspiramais - Durante o Inspiramais, o público conheceu o resultado final do intenso trabalho de pesquisa do Conexão Inspiramais, orientado pelo coordenador do Núcleo de Design da Assintecal Walter Rodrigues e seus consultores para a produção de uma moda com identidade brasileira. A pesquisa, que foi elaborada ao longo de um ano, foi disseminada por todas as regiões do Brasil

por meio das consultorias, através de palestras por 20 polos produtivos de calçados e confecções e por um polo varejista.

 

RESISTÊNCIA | Verão 2019



O PREVIEW DO COURO antecipou o Verão 2019 por meio da exposição de peles inovadoras. Sob a coordenação de Marnei Carminatti, do Núcleo de Design da Assintecal, os curtumes receberam orientação e desenvolveram as peles para o projeto que estará exposto no Inspiramais. O projeto é realizado pelo CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) com apoio dos projetos Brazilian Leather e By Brasil Components and Chemicals.

 

REFERÊNCIAS BRASILEIRAS é um projeto que incentiva a criação de produtos com um olhar sobre as referências do Brasil, mapeando importantes influências culturais como música, danças, festas folclóricas, comidas, arquitetura, mobiliário, natureza, origens étnicas e artesanato. Para o Verão 2019 o projeto apresenta releituras trazidas dos brincantes do Bumba Meu Boi, os Caboclos de Fita, Rajados, Caboclos Reais, Vaqueiros de Cordão e Caboclos de Pena. O projeto é coordenado pelo Designer Jefferson de Assis e o resultado é o desenvolvimento de produtos coletados por meio de pesquisas bibliográficas e presenciais e puderam ser conhecidos durante sua exposição no Inspiramais.

 

+ ESTAMPA, destacou o resultado de estamparia exclusiva desenvolvida pelos estúdios Estudio Capim, Estudio Icertain, Dash Studio, Oficina Lamparina, Estudio Graphique, Textrend, Studio Aurum Brasil, Studio Soul, Brand Têxtil, Niu Studio, Servam Stampa Studio e Digitale Têxtil. O projeto busca desenvolver estampas autênticas, inspiradas na diversidade da cultura brasileira, incentivando a redução da cópia e do consumo de estampas importadas nos setores do vestuário, além de oferecer oportunidades para o crescimento de novos designers.

INOVAMAIS realizou nesta edição fast talks com grandes nomes do segmento têxtil, de confecção, calçadista e de componentes que são destaque em inovação; além de Rodadas de Inovação, que aproximou indústria universidades e ICTs em busca de inovação de produtos e processos; além do inédito Corredor de Inovação, espaço que teve a curadoria de Jefferson de Assis e agregou expositores que apostaram na inovação para o desenvolvimento de seus produtos.

Compartilhe

OPS!