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INSPIRAMAIS abre com muita informação de moda e negócios
A primeira etapa da 30ª edição do INSPIRAMAIS, que iniciou no último dia 23 de julho, no Centro de Eventos da FACCAT, em Taquara/RS, movimentou o setor da moda nacional. Com 46 expositores, a maior parte deles do Rio Grande do Sul, o evento apresenta, até amanhã (24), materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias, em paralelo a uma programação de apresentações com temas ligados à sustentabilidade, inovação e moda.
A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, destacou que o sucesso do INSPIRAMAIS, já comprovado no seu primeiro dia de realização, mostra a força de “um dos sistemas de moda mais fortes do mundo”. “Mesmo diante de todas as dificuldades, conseguimos manter o nosso DNA, unindo negócios e informação de qualidade. Desistir nunca foi uma opção. A moda resiste!”, disse. Complementando a fala da superintendente, o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, ressaltou a força do INSPIRAMAIS e agradeceu o apoio dos expositores que acreditaram no evento e do Sebrae nacional, patrocinador da edição do salão.
Design na cozinha
Abrindo a programação de palestras, Melina Ventre, CEO da rede de restaurantes EAT Kitchen, que possui unidades em Novo Hamburgo, Porto Alegre e Canela, todas cidades gaúchas, destacou que a empresa trabalha o menu como uma coleção de moda. Desde a fundação, o grupo utilizou o design na sua comunicação e nos seus pratos, o que ajudou a conectar o restaurante com as pessoas. Na oportunidade, Melina listou os desafios provocados pela pandemia de Covid-19 e das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul recentemente. Para todas, foram criadas soluções, com muito trabalho nas redes sociais levando em consideração uma comunicação visual “verdadeira” e que aproximasse a empresa dos seus clientes.
Pesquisa
Outro destaque do primeiro dia foi a exposição do estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, que na oportunidade detalhou a pesquisa Periféricos, que deu origem aos milhares de produtos lançados no INSPIRAMAIS. Na oportunidade, o especialista apresentou a metodologia da Pirâmide que deu origem à pesquisa, que traz o topo dos 10% (conceitual), o meio dos 30% (desenvolvimento de materiais) e a base dos 60% (massificação).
Dentro dos 10% da pesquisa Periféricos, Rodrigues destacou os subtemas: Malemolência, com tecidos fluídos, formas arredondadas, bordados, solados exagerados e estilizados que dão ideia de movimento; Ginga, com elementos naturais, franjas, tramas e formas 3D; e Cacofonia, que faz referência à multiplicidade de expressões e mistura de cores e estampas.
Nos 30%, Rodrigues detalhou o tema Intergeracional, que expõe o fato de o mundo ter cinco gerações convivendo simultaneamente e que, por isso, os produtos devem ser desenvolvidos para pessoas e suas experiências e não mais com base somente na faixa etária. Neste contexto, Rodrigues listou os subtemas Estimulante, que imprime nos produtos a excentricidade, a nostalgia e a busca por identidade e afirmação, trazendo este muitos volumes, texturas, elementos 3D e metalizados; e Techform, que em contraposição do primeiro traz design mais tecnológico e funcional, com redução das formas e minimalismo em tecidos mais macios, aconchegantes e confortáveis.
Nos 60% do Homo Faber, que destaca a manualidade, a originalidade e a sustentabilidade, o estilista listou os subtemas Pragmatismo, que destaca a resistência dos materiais e a retomada da alfaiataria; a Geometria, que traz metais, estampas e modelagens que usam elementos geométricos; e a Manualidade, que destaca materiais tramados, como macramê, rendas e acabamentos perolizados.
O primeiro dia do evento contou, ainda, com apresentações sobre inovação e design independente, com Camila Farina - curadora da OPEN Design independente; e do Senai/RS, que apresentou iniciativas para a sustentabilidade no setor.
O INSPIRAMAIS segue sua edição gaúcha até amanhã (24). Já nos dias 30 e 31 de julho, o salão desembarca na Casa Petra, em São Paulo/SP, onde além da programação de conteúdos, contará com a tradicional exposição de materiais e negócios com compradores nacionais e internacionais, os últimos trazidos por meio do programa Brazilian Materials. Saiba mais no site www.inspiramais.com.br.
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